segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

#12BE HEALTHY - Como hidratar soja! ;)

Hi babes!!

Vamos lá abrir a nova casa com um post bem diferente...
No meu Instagram posto diariamente aquilo que como, e de quando em vez eu consumo soja...
Alguns de vocês já me perguntaram como é que se prapara a soja, e embora hajam pelas internetes fora muitos tutoriais acerca da coisa, acho que eu também posso mostrar-vos como faço a minha! ;)

Antes de mais nada, eu como soja para substituir a proteína animal.
Aos poucos quero evoluir para o vegetarianismo, e preciso de o fazer suavemente até ficar totalmente adaptada a essa realidade. Acerca da soja imensas opiniões se estendem sobre os seus benefícios ou malefícios... O que vos digo é que é como tudo, tem o seu lado bom e menos bom, e consumida em excesso pode trazer malefícios, mas afinal isso é assim com tudo.O que é facto é que para mim é uma boa maneira de me ir introduzindo a uma alimentação vegetariana, sem perder muito no intake proteico diário... sim, há muitas outras fontes proteicas vegetais, que eu vou alternando com a soja, mas a que mais lembra a própria da carne é mesmo a soja. Por falar nisso, aceito ideias! ;) A vossa experiência interessa-me MUITO!!!

Vamos então aprender a preparar soja?
A primeira coisa que faço é HIDRATAR a soja! É um passo obrigatório, pois só assim a soja absorve qualquer que seja o tempero que vocês lhe confiram assim como perde o sabor amargo típico que esta tem, antes de ser "lavada". Muitas pessoas dizem que a soja não fica saborosa, precisamente por não a hidratarem! ;)

Como eu faço esse processo?
Não tem nadinha que saber...


Numa panela coloquem água a ferver, suficiente para cobrir a quantidade de soja texturizada que vocês vão hidratar. Assim que a água ferva, coloquem a soja dentro e deixem ferver por mais ou menos 15min, ou até que vejam que a soja ficou com uma textura mais esponjosa...
Esta espuma branca é o que nós queremos eliminar! ;)



Ela fica algo assim...
Parece carne picada, um bocadinho mais clarinha...



Depois, coloquem num coador, e passem por água corrente fria, e escorram bem, até que água saia limpa...



Vão ficar então com a água que saiu da soja, algo assim amarelado, tipo um caldo. Esta água não serve para nada, é mesmo o excedente do processo de hidratação. A soja só fica preparada quando a água sai transparente ok?



O resultado é este magnífico picadinho! ;)
Faz mesmo lembrar carne picada...
Com este preparado vocês têm a soja como que virgem e pronta para temperarem e usarem como quiserem. Podem usar como quem usa carne picada, ou fazer tipo croquetes, ou hambúrgueres, enfim, usem como usariam carne!
Eu conservo a soja assim, dentro de um Tupperware no frigorífico, e dura bem uma semana... Ou então faço hambúrgueres ou croquetes e congelo...

Vou mostrar-vos um dos temperos que fiz, só para terem uma ideia...



Num tacho anti-aderente coloquei cayenne, cebola roxa, um c.café de óleo de coco, mix de ómega 3 e 6 e mistura de especiarias Mexicanas da Margão.



Coloquei a soja, e...



Tcharaaaaaaan!!!
Está ou não está com um aspecto de carninha? ;)
Tudo vai do vosso gosto, temperem a vossa soja como temperam a vossa carne, e cozinhem-na da mesma maneira, e vão ver como é a mesma coisa, com a vantagem de ser vegetariano, e reduzir por exemplo, o LDL (mau colesterol), possuir isoflavonas responsáveis por atenuar os efeitos da menopausa e perda de massa óssea, é altamente rica em fibras regularizando assim o transito intestinal,  entre outros benefícios que podem encontrar googlando apenas um bocadinho... :)  Outro dos pontos positivos, é que é super barata, por apenas 1,49€ vocês compram 400gr de soja texturizada, que dá para imensas refeições. Com apenas um pacote consegui fazer 8 hambúrgueres, 6 refeições normais com a soja moída, e ainda sobrou no pacote para mais umas 4 refeições...
Já agora, a soja que compro é esta:



Mais uma vez reforço, consumir com conta, peso e medida, jamais todos os dias, como qualquer outro alimento, em excesso pode trazer coisas menos boas...

Gostaram do post?
Quem consome soja?
Como é que vocês a consomem?
Cotem-me tudo, quero saber e aprender convosco também! :D

4 comentários:

  1. uauuuuuuuuu nunca pensei que podesse fazer isso! Quero experimentar :DDDD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a soja é muito versátil, dá para fazer imensas coisas! ;)
      Experimenta, vais ver como vicias! eheheh
      beijinhos

      Eliminar
  2. Desde o verão do ano passado, ando a ingerir muita soja, seja ela em leite, cereais.. por causa do meu tipo de sangue (A). Mas nunca pensei comer soja assim, cozer-la. É um desafio..
    http://alebanac.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de usar a soja para fazer uma beringela recheada, é delicioso! :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...